Existem pendrives com diversas capacidades de armazenamento, alguns com espaço tão grande quanto um HD externo, mas será que todos sabemos qual o melhor sistema de arquivos a se utilizar em um pendrive ? A resposta é não, muitas das pessoas que possuem um equipamento desse tipo, utilizam o sistema de arquivos de forma equivocada, podendo causar perda de desempenho em suas transferências de dados, ocasionando um tempo maior para copia de certos arquivos. Então passarei abaixo algumas dicas de forma resumida.
O sistema de arquivos FAT32, padrão de fabrica desses dispositivos, é recomendado para pendrives de até 4GB. Já para dispositivos com capacidade de armazenamento acima de 4GB, o melhor formato a se utilizar é o NTFS, pois esse formato poderá ocasionar um ganho na velocidade de transferência considerável, além de também ser mais seguro que o sistema de arquivos FAT32.
Mas o maior diferencial entre esses dois formatos, é a capacidade de armazenamento de arquivos maiores. O tamanho máximo por arquivo no formato FAT32, é de 4GB, já no formato NTFS não existe essa limitação, ou seja, o sistema irá bloquear a cópia de arquivos com tamanho maior do que 4GB para um pendrive de 8GB por exemplo no formato de FAT32.
Alguns reprodutores de mídia mais antigos, poderão não reconhecer o formato NTFS, então nesse caso exclusivamente, será necessário que utilize o formato FAT32 independente do tamanho de armazenamento do seu pendrive.
Comentários do Facebook